PATANISCAS DE BACALHAU - (na YAMMI ou não)

PATANISCAS DE BACALHAU 

 

Ontem não sabia o que fazer para o jantar e como tinha uma posta de bacalhau que sobrou decidi experimentar pataniscas de bacalhau com a ajuda da Yammi.




 
 Ingredientes


  • 250g de bacalhau demolhado
  • 1 cebola pequena ou meia cebola
  • 2 ovos
  • 650 ml de água
  • 150g de farinha
  • Salsa q.b.
  • 1 fio de azeite
  • Sal
  • pimenta (facultativo)
 
Preparação
  1.  No copo, deite a água e um fio de azeite. Coloque o bacalhau dentro do cesto e programe 13 minutos na velocidade 3 a 100ºC.  
  2. Retire o cesto, com a ajuda da espátula, e escorra bem o bacalhau. Reserve a água da cozedura.
  3. Coloque o bacalhau no copo e desfie-o, programando 5 segundos na velocidade 4. Retire do copo e reserve. Sem lavar o copo, pique a salsa e a cebola 15 segundos na velocidade 6.
  4. Transfira-as para um recipiente, reservando-as também. De seguida, deite os ovos, a farinha, o leite, 150 ml de água da cozedura do bacalhau e o sal e programe 1 minuto na velocidade 6.
  5. Acrescente o bacalhau desfiado, a salsa e a cebola picadas e misture 20 segundos na velocidade 3. Retifique o sal.
  6. Frite as pataniscas, deitando colheradas de massa numa frigideira com bastante óleo quente, até dourarem. 

SEM YAMMI
Senão tiver yammi desfie o bacalhau já cozido em lascas finas. Reserve. Numa taça ponha a farinha, junte os ovos, mexa vá aos poucos juntando a água, a cebola previamente picada e a salsa. Finalmente junte o bacalhau mexa tudo muito bem. E já está pronto a fritar.


SUGESTÃO: Num tabuleiro despeje com uma colher pedaços de massa das pataniscas a uma distância suficiente para que não se peguem. Congele. Ao congelar estes pedaços de massa, evitamos que bocados de massa se soltem da colher quando fritamos, ficando o óleo cheio de pedacinhos de massa que facilmente se queimam escurecendo e degradando a qualidade do óleo da fritura. 
 Espere duas horas até estarem congeladas para frita ou então frite no dia seguinte ou deixe congeladas para fritar noutra ocasião. 


Conclusão: Só tenho a dizer que é rápido, fácil, barato e ainda por cima muito bom. E então acompanhadas com um arroz de tomate ou arroz de feijão fica um belo petisco.



BOM APETITE!












 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA 12 - QUÍMICA NA COZINHA - MOUSSE DE LIMÃO

FOLAR DA PÁSCOA (fácil na yammi)

SOPA DE AGRIÃO - (na YAMMI)