CARNE DE VACA RECHEADA COM FARINHEIRA E LINGUIÇA NO FORNO
CARNE DE VACA RECHEADA COM FARINHEIRA e LINGUIÇA NO FORNO
Ingredientes (4 pessoas)
- 1 ponta de alcatra baixa, no talho peça ajuda para escolher uma peça fina que dê para enrolar, cerca de 600g
- farinheira
- linguiça
- sumo de limão
- mistura de pimentas em grão, rosa, preta e branca, que deve ser moída na altura pois o sabor assim é mais agradável e aromático (existem saquetas com esta mistura de pimentas à venda nos supermercados)
- polpa de tomate (se for daquela já com cebola e alho já não precisa usar os alhos e a cebola)
- 3 dentes de alhos
- 1 cebola
- ervas de provence (à venda em saquetas em qualquer supermercado)
- tomilho (usei seco e fresco)
- manjericão ( usei fresco)
- azeite
- batatas
- pimentos pequenos laranja e vermelho
- pontas de espargos
- vinho branco
Preparação:
- Na véspera tire a pele à farinheira e à linguiça, coloque a farinheira e a linguiça cortadas ao meio por cima da carne, enrole a carne e ate com um fio de cozinha ou prenda com palitos. (Senão quiser ter este trabalho, já há carne recheada à venda nos talhos e supermercados)
- Temperar a carne de um dia para o outro, barrando a carne com o tomilho seco, ervas de provence, um pouco de pimenta moída, o sumo de limão e deixemos a marinar de um dia para o outro. (fica mais gostosa feita assim de véspera, mas também pode fazer tudo no próprio dia)
- Numa travessa de ir ao forno, fazemos uma cama com cebolas cortadas as rodelas, alhos picados, a polpa de tomate e azeite e pomos a carne recheada por cima, as batatas e os pimentos. Se usar a polpa de tomate já com cebola e alho basta pincelar a travessa com a polpa e um pouco de azeite colocar a carne, as batatas e os pimentos cortados e limpos das sementes, pincelar tudo com a polpa de tomate, temperar com um pouco de sal, tomilhos frescos e folhas de manjericão fresco picado, regar com vinho branco.
- Por no forno a assar cerca de 30 minutos, a 200º.
- No fim deste tempo verificar se precisa de molho, se precisar regar com vinho branco ou com caldo de carne e acrescentar os espargos, deixar assar mais 20 a 30 minutos conforme a potência do forno.Vá vigiando.
- SUGESTÃO: Pode optar por assar só a carne no forno e fazer outro tipo de acompanhamento, como arroz, por exemplo o risoto de cogumelos e cenoura ou o esparregado de espinafres
NOTA: As ervas frescas
aromáticas conferem às refeições outro paladar e aroma. Por se saber que tudo o que
é fresco tem outro sabor, já existem nos supermercados vasinhos de ervas
aromáticas, que vale a pena ter na nossa cozinha se quisermos dar um
sabor especial aos nossos pratos.
BOM APETITE!
Comentários
Enviar um comentário