EXPERIÊNCIA 1 - CALDO VERDE COM CHOURIÇO - YAMMI 2

 CALDO VERDE COM CHOURIÇO - YAMMI 2

 

 Para estrear a minha YAMMI 2 resolvi começar por confeccionar um Caldo Verde. Estava ansiosa por experimentar a balança incorporada e a lâmina invertida.
Esta primeira experiência não foi nada pacífica...

 - Primeiro a balança recusava-se a funcionar tirei e pus o copo varias vezes, pensado que estava mal colocado, pois tinha lido no manual de instruções que a balança só funcionava se o copo estive bem colocado. Carregava do botão para activar a função balança...e nada...nunca mais apareciam os zeros no mostrador...por fim, lá me lembrei de deixar ficar o dedo a pressionar uns segundos o botão e lá apareceram os zeros. 

Boa! Finalmente podia pesar!

 O bom da balança é que depois de pesar o primeiro ingrediente carrego no botão da balança e a função volta ao zero podendo pesar outro ingrediente e temos menos uma coisa para lavar (o prato da balança).

- Seguidamente  foi o problema da programação temos que carregar na função tempo e rodar o botão na base da máquina para marcar o tempo que queremos, de seguida programamos a temperatura e finalmente a velocidade carregado sempre primeiro no botão da função queremos e depois rodando o botão na base para marcar o que queremos. (achava a maneira de programar da YAMMI 1 mais fácil) Deve ser uma questão de hábito

- Finalmente a lâmina reversível, essa dá muito jeito, não ter de mudar de lâmina é muito mais prático, mas devido ao seu formato é mais difícil de lavar. ( além disso é preciso muito cuidado para não nos cortarmos) Aconselho a lavá-la com uma escova.


Ingredientes
  • 3 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 500g de batata cortada aos quartos
  • 750 ml de água
  • 70 ml de azeite
  • 1/2 chouriço de carne
  • 150g de couve para caldo-verde
  • Sal
 

Preparação

Colocar as cebolas, a batata, o alho, a água, metade do azeite, o sal e o pedaço de chouriço inteiro no copo.
Disponha a couve na bandeja de vapor, ajustando-a sobre o copo. Programe Rotação Inversa, na Função Vapor, 25 minutos.
Quando terminar o tempo, retire a bandeja de vapor e o chouriço. Reserve.
Coloque a tampa e triture durante 1 minuto e 30 segundos, começando na velocidade 3 e aumentando, progressivamente, até a velocidade 8.
Junte a couve e o restante azeite e programe mais 5 minutos na Rotação Inversa a 100ºC.
Nota de segurança: aguarde uns segundos antes de abrir a tampa, para evitar queimar-se com o líquido quente.
Dica: Sirva o caldo-verde com chouriço cortado às rodelas. ( eu acrescentei a outra metade do chouriço cru, cortado às rodelas)
ALERTA: Respeite as quantidades indicadas na receita, não ultrapassando a capacidade do copo. Para triturar a sopa, regule a velocidade progressivamente.
 
Conclusão:  Tive que juntar mais água porque estava grossa demais. Ficou muito cremosa e saborosa, como as sopas da Yammi 1. Tirando os pequenos problemas de adaptação que tive no uso inicial da máquina, esta
YAMMI 2 ESTÁ APROVADA!
 Experimentem!
 
BOM APETITE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA 12 - QUÍMICA NA COZINHA - MOUSSE DE LIMÃO

FOLAR DA PÁSCOA (fácil na yammi)

SOPA DE AGRIÃO - (na YAMMI)