EXPERIÊNCIA 11 - CODORNIZES COM CASTANHAS E COGUMELOS - na YAMMI

 CODORNIZES COM CASTANHAS E COGUMELOS 
 (na YAMMI)

Quando os meu filhos eram pequenos fazia muitas vezes codornizes estufadas com puré de batata. Entretanto mudam-se os tempos e as nossas vontades também. 

A codorniz é uma carne branca, com um teor de gordura extremamente baixo na pele e um baixo valor de colesterol. É uma carne rica em micronutrientes, incluindo diferentes vitaminas, como as do complexo B e minerais como selénio, zinco e ferro. 
A nível gastronómico da para preparar pratos deliciosos sejam assada, recheada ou não, estufada ou frita e até simplesmente grelhada. 
 
Esta semana apeteceu-me cozinhar codornizes para desenjoar um pouco do frango e do perú e não cair na monotonia do lombo de  porco no forno com castanhas. Comprei codornizes e resolvi cozinhá-las na Yammi, juntado-lhe os ingredientes que me apetecessem, ou seja resolvi inventar. 
Cá fica a minha receita de codornizes com castanhas e cogumelos em cerveja, aromatizadas com alecrim e gengibre.  
Resultou um verdadeiro prato gourmet de fazer inveja a qualquer chefe! Disse quem provou...

 

Ingredientes (3/4 pessoas)

  • 150 g de cebola
  • 2 dentes de alho
  •  500 g de castanhas congeladas ( usei sem ser congeladas)
  • 100 g de tomate fresco aos pedaços
  • 100 g de tomate aos pedaços (de lata)
  • 45 g de azeite
  • 6 codornizes
  • 250 g de cerveja (250 ml aprox.)
  • 2 raminhos de alecrim fresco
  • 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado na hora
  • Sal e pimenta a gosto


Preparação 

1º Coza as castanhas durante 5 minutos em água temperada com sal. Escorra e reserve.  

Se usar castanhas frescas, nesse caso lave-as muito bem, dê-lhes um golpe a toda a volta da casca e coza em água temperada com sal durante cerca de 15 minutos, escorra e descasque as castanhas ainda quentes pois á medida que vão arrefecendo é mais difícil pelá-las. As castanhas congeladas poupam trabalho e estão disponíveis durante todo o ano. Como estamos no tempo das castanhas usei frescas.

Coloque no copo a cebola aos quartos, o alho, o pimento, o tomate e o azeite e pressione a Função Triturar . De seguida, programe 8 minutos, a 120°C na velocidade 2.
Adicione as cordonizes cortadas ao meio os raminhos de alecrim e refogue durante 10 minutos, a 100°C, velocidade 1 na Rotação Inversa .
Acrescente a cerveja, os cogumelos e as castanhas, o gengibre fresco ralado, o sal e a pimenta a gosto e programe 15 minutos, a 100°C, velocidade 1 na Rotação Inversa. Bloqueie o copo de medição para evitar salpicos.

Dica: Sirva com puré de batata ou arroz branco, se gostar também pode servir com torradas de pão. 

Conclusão: Muito saboroso! Tem que experimentar e dar a vossa opinião aqui nos comentários. 

NOTA: O que cozinho na Yammi pode sempre ser feito num tacho normal, triturando ou picando os ingredientes à parte e acrescentando depois no tacho, pela ordem indicada na receita.


BOM APETITE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA 12 - QUÍMICA NA COZINHA - MOUSSE DE LIMÃO

FOLAR DA PÁSCOA (fácil na yammi)

SOPA DE AGRIÃO - (na YAMMI)