EXPERIÊNCIA 18 - MIMINHO DOCE PARA A MÃE (com ajuda da Yammi)

MIMINHO DOCE PARA A MÃE

Esta sobremesa, bolo de massa folhada com creme de queijo, nutela e frutos vermelhos, uma invenção minha, foi pensado para o Dia da Mãe, dedicado a todas as mães maravilhosas como a minha! 
Com a minha mãe nasceu este gosto pela arte de cozinhar! 
Era uma óptima cozinheira! Eu e a minha irmã ajudávamos a minha mãe na cozinha e éramos incentivadas a cozinhar a experimentar receitas novas, até o meu irmão que não ajudava tanto, também apanhou este gosto de cozinhar.
Lembro-me por exemplo de uma iguaria muito simples, com sabor a bolacha torrada que nós comíamos às colheradas. Farinha misturada com açúcar, torrada no forno. Assim, simples e delicioso! 
Acho que depois era usada para fazer algum bolo ou biscoitos, isso eu já não me lembro, só me lembro de comer esta farinha torrada com açúcar à colherada.



 MASSA FOLHADA NA YAMMI

Como sabem a arte de fazer massa folhada requer alguma paciência e um pouco de trabalho, mas com a ajuda da Yammi, fica bem mais fácil fazer este tipo de massa! Quem tiver uma boa batedeira também tem esta tarefa facilitada. Mas hoje em dia, basta comprá-la já pronta a usar, fresca ou congelada, em qualquer supermercado. No entanto deixo aqui a receita para quem quiser fazer a sua própria massa folhada. 

Ingredientes

  • 200 g de manteiga congelada
  • 90 g de água gelada
  • 200 g de farinha sem fermento
  • 1 c. de chá (ou café) de sal fino
  • Farinha para polvilhar
  • Película aderente
  • Manteiga para pincelar

Preparação

No dia anterior corte a manteiga em cubos pequenos e leve ao congelador.
Coloque a manteiga no copo e pressione a Função Turbo.
Adicione a água gelada, a farinha e o sal, programando 1 minuto na velocidade 8. Verifique se a massa ficou homogénea e, se necessário, programe mais uns segundos na mesma velocidade.
Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e estique com o rolo, de forma a formar um retângulo (polvilhe o rolo e a massa com um pouco de farinha para não colar).
Pegue numa das pontas da massa e dobre de forma a cobrir 2/3 da massa. Dobre a outra ponta e coloque-a por cima da anterior.
Coloque a massa na vertical (de frente para si) e estique-a novamente com o rolo. Volte a dobrá-la da mesma forma. Repita esta operação mais uma vez e envolva em película aderente. Leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Volte a dobrar a massa mais 3 vezes conforme indicado anteriormente e pincele a superfície da massa com manteiga de cada vez que a dobrar. Volte a levar 20 minutos ao frigorífico.
A massa está pronta para fazer o que pretender: estenda-a com o rolo da massa e faça caracóis, folhados mistos, palmiers, folhados de salsicha, vol-au-vent…
Leve ao forno a 200°C, cerca de 20 minutos, se fizer folhados grandes ou 10–15 minutos para cozer folhados pequenos.

Ora bem! Agora que temos a massa folhada pronta, vamos ao  meu MIMINHO DOCE PARA A MÃE, inspirado no mil-folhas.
 
Ingredientes

  • 2 massas folhas rectangulares ou redondas (podem ser de compra) 
  • 60g de açúcar
  • 2 pacotes ou 200g de natas com 35% de gordura ( usei sem lactose)
  • 250g de queijo mascarpone
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou aroma de baunilha 
  • 50g de Nutela ou outro creme de chocolate qualquer
  • Frutos vermelhos para rechear e enfeitar
 Preparação
MASSA FOLHADA 
Ora aqui é que esta minha experiência com a massa folhada!
Quando cozemos a massa folhada ela cresce e tufa ou seja incha criando espaços entre as folhas de massa. 
Eu não queria que ela cresce assim. Queria que ficasse fininha e compacta tipo uma bolacha. Já tinha visto num concurso  de pastelaria "Best bakery" que era possível fazer isso pondo por cima da massa por exemplo outro tabuleiro de ir ao forno. Foi o que fiz.

1º Pré aquecer o forno a 250º.
2º Cortar duas massas folhada do tamanho de uma forma de tarte redonda ou de um tabuleiro rectangular, polvilhar com um pouco de açúcar.
2º Forrar a forma de tarte ou tabuleiro, com papel vegetal, colocar a massa folhada e por cima colocar papel vegetal e uma base de outra forma de modo a cobrir completamente a massa folhada. 

3º Baixar a temperatura do forno para 200º e por lá dentro  a massa folhada durante cerca de 20 minutos, vá vigiando para não deixar queimar, pois os fornos e as formas não iguais. 

Conclusão: No fim da cozedura verifiquei que o peso da base da tarte não foi suficiente e a massa cresceu um pouco mas ficou bem crocante.  (como podem ver na imagem)

4º Para a  segunda massa resolvi colocar  um pirex por cima para fazer peso e não deixar a massa folhada subir. 

Conclusão: Finalmente a massa folhada ao fim dos 20 minutos a 200º ficou como eu queria, tipo bolacha muito crocante, (como podem ver na imagem não cresceu nada).

Esta sim, ficou mesmo fininha!


RECHEIO E COBERTURA

Enquanto as massas cozem, faça o recheio e a cobertura.

1º Colocar no copo limpo e seco da Yammi o açúcar e pulverizar 15 seg/vel 9.
2º Colocar o misturador da Yammi por cima da lamina e adicionar as natas e programar 4 min/ vel 4. Tem que estar com atenção para que não passem a manteiga. Retirar e reservar. (Quando usamos natas menos gordas ou sem lactose por exemplo temos que bater mais tempo para as natas ficarem em chantili) 
Eu não bati  mais tempo e as natas ficaram pouco consistentes, porque usei natas sem lactose.

3º Sem lavar o copo, colocar o mascarpone e programar 2 min/vel 4.
4º Adicionar a essência ou aroma de baunilha e programar 1 min/vel 4. Retirar e com a espátula envolver nas natas batidas.

5º Dividar  o creme em duas parte. Numa das partes juntar 3 a 4 colher de sopa de Nutela. 

Montagem do miminho doce

Colar uma das rodelas de massa folhada o creme de nutela por cima espalhar os frutos vermelhos, colocar uma parte do creme de queijo sem nutela. Por cima a outra massa folha. espalhar o resto do creme branco e enfeitar com os restantes frutos vermelhos. Pode usar os frutos que quiser, morangos, quiwis. manga, banana, o que quiser.
Guarde no frigorífico até à hora de servir!



 
 HUM TÃO BOM! ( disse quem provou) E desapareceu num instante!

Sugestão: MIL-FOLHAS

Estenda a massa bem fina em forma de quadrados e leve ao forno (200°C) 10–15 minutos. Deixe arrefecer, intercale as folhas de massa com recheio a gosto (chantili, creme de pasteleiro, doce de ovos) e cubra com açúcar em pó.
Nota: Quanto mais dobragens fizer mais folhada a massa ficará. 



BOM APETITE!














 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA 12 - QUÍMICA NA COZINHA - MOUSSE DE LIMÃO

FOLAR DA PÁSCOA (fácil na yammi)

SOPA DE AGRIÃO - (na YAMMI)