"O COZIDO DAS FURNAS"
"O COZIDO DAS FURNAS"
Este é um dos pratos mais característicos e conhecidos dos Açores, o cozido feito nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas, na ilha de S. Miguel.
Seis horas da manhã começa a preparação da panela
No fundo da panela colocam-se o inhame e as couves, por cima dispõem-se as carnes: frango, porco e vaca. Na 2ª camada põem-se as cenouras, as batatas doces e normais. Na 3ª camada põem-se os enchidos: o toucinho, a morcela e o chouriço. Tapam-se os enchidos e embrulha-se a morcela com folhas de couve. A panela é cuidadosamente tapada e envolta com uma toalha de mesa bem atada.
As panelas são levadas para as furnas, onde são enfiadas nuns buracos no chão, o buraco é tapado com uma tampa de madeira e por cima leva uma camada de terra. Onde fica a cozer cerca de 5 a 6 horas.
Enquanto se espera pelo cozido, apreciamos as belas paisagens deste local, visita-se o Parque Terra Nostra com o seu jardim botânico e piscinas onde aproveitamos para tomar um banho na água férrea, bem quentinha, uma maravilha!
Perto do meio dia e meia sai a panela do buraco.
Está na hora do almoço, esperamos ansiosos pela prova do petisco.
A mesa está posta.
Aqui vem ele o famoso prato! " O Cozido das Furnas"
Vamos à degustação!
Bem, disseram-me uns amigos que já tinha cá vindo há uns anos que sabia a enxofre! Acreditem, não sabe nem cheira a enxofre. É um pouco mais pobre em termos de enchidos, o que não é mau, quer dizer que faz menos mal, além disso tem mais variedade de legumes. Estava tudo cozido no ponto e bem saboroso. Foi uma bela refeição!
Mas confesso que gosto mais do chouriço e da morcela da nossa zona (Leiria)
É um experiência gastronómica interessante principalmente por vivenciarmos todo o ritual que envolve a confeção deste prato. Se forem a S. Miguel não deixem de viver esta experiência.
Nota: Este post é dedicado ao nosso guia, pelo excelente trabalho de acompanhamento, pela maneira afável com que nos recebeu e todo o conhecimento que nos transmitido sobre a história e património cultural e ambiental da ilha.
BOM APETITE!
Comentários
Enviar um comentário