EXPERIÊNCIA 19 - BOLO DE ARROZ - Sem gluten na Yammi ou não
EXPERIÊNCIA 19 - BOLO DE ARROZ - Sem glúten
Já há algum tempo que me apetecia fazer uns bolinhos de arroz, reproduzir o sabor da nossa infância, quando o bolo de arroz e o queque eram reis, os nossos preferidos para o lanche da manhã. Lembro-me bem de percorrer o pátio da escola para ir à padaria da esquina, comprar um destes bolos ou então uma pata de veado. Estes 3 bolos, eram na altura com 10/11 anos, os meus preferidos, mais tarde passei para os palmiers.
Encontrei várias receitas algumas com misturas de farinha de arroz e de trigo e algumas receitas brasileiras com arroz cru ( um dia destes experimento uma receita dessas) a receita que aqui apresento é uma mistura de duas receitas e mais um ingrediente "secreto".
Vamos lá ver como ficou!
Ingredientes
- 200 g de farinha de arroz
- 5 ovos
- 200 g de açúcar
- 100 ml de óleo (meia chávena)
- 1 tampa de brandy ou outra bebida qualquer pode ser uísque (ingrediente secreto)
Preparação
1º Aqueça o forno a 180º e unte uma forma média com manteiga e farinha.
2º Separe as gemas das claras e bata em castelo. Pode ser na Yammi coloque o acessório misturador em cima da lâmina, junte uma pitada de sal e programe 4 minutos à velocidade 4. Reserve.
3º Bata as gemas com o açúcar. Na Yammi sem lavar o copo junte o açúcar e e as gemas e bata 2 minutos à velocidade 3.
4º Junte aos poucos o óleo. Na Yammi programe 6 minutos à velocidade 3 e vá acrescentando o óleo e de seguida o uísque ou brandy.
5º Envolva as claras batidas em castelo com cuidado na massa.
5º Deite o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
Conclusão: Ficou uma massa fofinha e solta, por acaso estava à espera que ficasse um pouco densa mas não, ficou excelente. E o ingrediente secreto deu-lhe um sabor especial, ou seja ficou mesmo BOOOOOOM!
NOTA: Foi pena ter-me esquecido de tirar foto a uma fatia para verem com ficou com bom aspeto e boa consistência. Mas como é um bolo a repetir, assim que fizer outro ponho aqui a foto.
BOM APETITE!
Comentários
Enviar um comentário