BOLO DE AVELÃS E DOCE DE CHUCHU na YAMMI
BOLO DE AVELÃS E DOCE DE CHUCHU na YAMMI ou não
Lembram-se do doce de chuchu que publiquei há uns tempos atrás, em outubro? Bem se não se lembram, aqui deixo essa ligação DOCE DE CHUCHU
Ainda tinha um frasco de doce de chuchu e como geralmente não como doces, resolvi usar esse doce para fazer mais um bolinho. Desta vez é um bolo de avelã, que não leva farinha tem praticamente só o açúcar do doce porque na confeção do bolo usei Stevia, que não tem calorias e adoça na mesma.
Ingredientes
- 5 ovos (usei caseiros, que conferem ao bolo uma textura mais húmida e compacta, para além das outras vantagens)
- 120 g de açúcar (stevia ou açúcar branco normal)
- 250 g de doce de chuchu
- 200 g de miolo de avelã torrado e moído
- 1 colher de chá de fermento
- Açúcar em pó para decorar (facultativo)
Preparação
1º Pré-aqueça o forno a 170º função ventoinha, senão tiver ventoinha aqueça a 180º ou 190º.
2º Forre o fundo de uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com papel vegetal. Unte bem com manteiga e polvilhe com farinha ou use spray de barrar.
3º Torre a avelã no forno quente durante cerca de 10 minutos.
4º Triture a avelã na Yammi carregando 1 vez no botão triturar. Retire do copo e reserve.
5º Lave o copo e limpe muito bem, insira o misturador por cima da lamina, coloque os ovos e o açúcar bata programando 5 minutos velocidade 4. (Se bater à mão ou na batedeira esta mistura tem que ficar esbranquiçada, fofa e ganhar volume).
6º Junte a avelã moída com o fermento, programe mais 2 minutos velocidade 4.
7º Por fim junte o doce de chuchu, tendo o cuidado de o desfazer e espalhar bem pela massa. Programe na Yammi mais 2 minuto velocidade 4.
8º Verta na forma e leve a cozer durante cerca de 45 minutos (eu cozi a 170º com a opção 'ventoinha' ligada; se não tiver esta opção, aumente a temperatura para 180º ou 190º, mas talvez tenha de cozer durante mais alguns minutos. Quando pronto o palito deve sair praticamente seco - podem vir algumas migalhas agarradas, porque é um bolo húmido - e deve ter um dourado acastanhado bonito.
Deixe arrefecer.
Sugestão: Como torrei 300g de avelã guardei cerca de 8 avelãs inteiras para a decoração e 3 colheres de avelã moída para polvilhar por cima, assim não usei açúcar. Também pode optar por polvilhar só com açúcar em pó.
Ficou mesmo saboroso!
BOM APETITE!
Comentários
Enviar um comentário