MARMELADA NA YAMMI
MARMELADA NA YAMMI
Chegou o Outono, espalham-se no ar os cheiros da minha infância, marmelada, castanha assada e outros aromas de doces de frutas feitos na cozinha da minha mãe. Recordações à parte,..passada que foi a tempestade leslie e lembrado os fogos de há um ano, com o dia cinzento e chuvoso de hoje, apeteceu-me este aconchego doceeeeeeeee...
Marmeleiro da europa, marmelo ou pereira do japão com o nome científico - Cydonia oblonga - "Este é dos únicos frutos comestíveis que não é consumido cru. Essa situação deve-se ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou geleia.
Uma vez que é riquíssimo em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. A sua época é curta – Setembro, Outubro e Novembro – pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade de marmelada e geleia que dure o ano todo."
...O marmeleiro, originário da Ásia Central e do Norte do Irão, é uma árvore de porte médio, que não costuma ir além dos seis metros, e o único membro do género Cydonia, da família das Rosaceae. As variedades mais comuns são a Gamboa e a Gigante de Vranja. O fruto contém taninos, pectinas e é uma fonte de vitamina C. Apesar de não ser muito exigente no que toca ao desenvolvimento, o marmeleiro dá-se melhor em invernos longos e verões quentes, mas adapta-se a vários tipos de solo. É uma árvore de fácil manutenção e bastante resistente à seca, pelo o excesso de água não é benéfico para o seu desenvolvimento.
Sabia que as flores do marmeleiro são totalmente comestíveis? Se quiser dar um sabor e aspecto diferente aos seus pratos, basta apanhar algumas flores desta árvore. As folhas do marmeleiro, apanhadas no Verão e posteriormente secas à sombra, são óptimas para infusões."
https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/ingredientes/marmelo-propriedades-beneficios/
Geralmente costumo fazer a marmelada na panela de pressão, ponho todos os ingredientes na panela, depois de levantar fervura, baixo o lume e deixo cozer cerca de meia hora. Depois de deixar a pressão da panela baixar e o vapor sair todo. retiro a casaca do limão e o pau de canela. Trituro, coloco a marmelada em taças de cerâmica ou de vidro, deixo secar ao ar de preferência ao sol, durante 2 ou 3 dias, tapo com papel vegetal e já está pronta a utilizar. Aguentasse muitos meses.
Hoje resolvi usar a Yammi para fazer a marmelada com um pequeno segredo! Vamos lá ver como sai?
- 1kg marmelos cortado aos pedaços com casca.
- 850g de açúcar (pode fazer metade de açúcar branco e amarelo)
- Casca de meio limão sem a parte branca
- 1 colher de sopa de sumo de limão para regar os marmelos cortados para não ficarem escuros
- 1 colher de chá de canela em pó se fizer na panela de pressão pode usar um pau de canela
- E ainda o ingrediente o secreto 4 a 6 sementes de cardamomo, abra a casca e use só as pequeninas sementes do interior.
Preparação
1º No copo grande XL colocar todos os ingredientes. Se quiser fazer no copo normal da Yammi só deve usar 600 g de marmelos e cerca de 500 g de açúcar.
2º Programar 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 1, rotação inversa.
3º Verificar se os marmelos estão cozidos e moles. Senão programe mais 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 2 e rotação inversa. Não se esqueça de retirar a casca do limão.
4º Triturar 1 minuto aumentado gradualmente da velocidade 2 até à 7.
5º Pôr o cesto de cozer a vapor por cima da tampa para evitar salpicos e programar mais 15 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
6º Verta para taças de vidro ou cerâmica, deixe secar ao ar 2 ou 3 dias, cobra com papel vegetal, pode pincelar o papel vegetal com álcool para não ganhar bolor, mas geralmente não é preciso porque aguenta bem cerca de 3 meses ou mais no frigorífico sem ganhar bolor.
Nota: Sirva com requeijão ou outro queijo qualquer e fatias de pão torrado ou fresco.
HUM TÃO BOM!
Fácil e barato! Bom para o lanche das crianças. Mais saudável que outros lanches embalados que por vezes compramos para às nossas crianças levarem para a escola, cheios de aditivos e produtos químicos.
Comentários
Enviar um comentário