AÇORDA DE ESPARGOS COM PRESUNTO




PORQUE DEVEMOS COMER ESPARGOS:


Utilizados em dietas de emagrecimento, são baixos em calorias e não têm gordura, nem colesterol. São uma planta perene da família Liliáceas, apesar de existirem mais de 300 variedades, apenas 20 são comestíveis. A sua produção é dividida em quatro variedades principais.

 "Um estudo sobre o "Cancer Research UK", tornado público no início de 2018, desaconselha, no entanto, a sua ingestão a mulheres com cancro da mama.
Vários especialistas apontam também benefícios para a pele, unhas, cabelo, ossos, vista, estômago, coração e sistema nervoso. Sabia que o espargo pode provocar um odor característico na urina da pessoa que o consumiu, sem nenhuma consequência nociva, apesar de ser bom diurético? As substâncias que provocam esse odor não existem originalmente no vegetal.

São resultado do metabolismo de um dos seus componentes, que contém enxofre. Nos espargos, que muitos portugueses já consomem, existem plantas masculinas e femininas. As masculinas produzem rebentos mais grossos porque acumulam a força nas raízes. As femininas, por seu lado, dão rebentos mais finos porque dedicam mais energia à produção de sementes.

Os benefícios dos espargos verdes
São a variedade mais comum no mercado e caracterizam-se pelo sabor tenro e suculento. A esta categoria pertencem os espargos selvagens, que podem ser colhidos no campo em determinadas épocas e que são de um sabor inconfundível, sabem mesmo a natureza. Ricos em fibras e antioxidantes, fornecem vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

As características dos espargos brancos
Mais delicados e adocicados, são da mesma origem dos espargos verdes, só que são cultivados debaixo da terra, de modo a impedir o desenvolvimento da clorofila, criando assim a sua coloração branca. Encontramos estes espargos brancos em conserva. Também se podem comprar frescos. No entanto, o seu preço é mais elevado, pois a sua produção é mais trabalhosa e exaustiva."

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/espargos-fazem-muito-bem-a-saude-mas-ha-mulheres-que-os-devem-evitar



INGREDIENTES


1 molho de espargos cozidos
Meia cebola roxa
3 dentes de alho esmagado
100ml de azeite
100g de presunto em cubos ou bacon
2 pães duros demolhados 
2 gemas de ovos
sal q.b.



 PREPARAÇÃO


Retire a parte dura dos espargos e coza em água com um pouco de sal. 

Ponha o pão  a demolhar, se for pão tipo alentejano ou de mafra, a açorda fica melhor.
Numa frigideira refogue os alhos e a cebola no azeite, junto o presunto ou bacon vá mexendo até ficarem ligeiramente fritos.




Corte os espargos em pedaços pequenos junte ao refogado, vá mexendo. 
Junto o pão escorrido e espremido vá mexendo sempre até ficar com a consistência desejada.



Apague o lume e incorpore mexendo sempre 2 gemas de ovos.



FICOU DIVINAL!

BOM APETITE!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA 12 - QUÍMICA NA COZINHA - MOUSSE DE LIMÃO

FOLAR DA PÁSCOA (fácil na yammi)

SOPA DE AGRIÃO - (na YAMMI)